Precisamos falar de TAG !!!



O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) foi o primeiro diagnostico que recebi.
Após a primeira crise, que ocorreu em uma sexta-feira, eu tive inúmeras crises no mesmo final de semana. Crises essas que no início tinham como características:
-  Pânico, que me levava a ficar escondida em algum canto do quarto com a luz apagada e em posição fetal e em estado de extremo alerta, como se a qualquer momento alguém armado fosse entrar em meu quarto e me matar. Cada passo que eu escutava, cada voz que eu ouvia, cada segundo que passava e eu efetivamente não morria era de uma extrema tortura.
- Ansiedade, que fazia o meu coração bater tão rápido que parecia que meu peito ia explodir, as minhas mãos ficavam dormentes e o meu corpo todo com sensação de formigamento. Nessas crises era bem difícil suportar esse número de emoções, porém o mais complicado da ansiedade era controlar os pensamentos extremamente acelerados.
Para ser sincera eu sempre tive o pensamento um pouco acelerado, algumas vezes no meu dia eu ia falar alguma coisa e falava o final antes no início e tinha dificuldades para escrever, pois quando me empolgava na escrita ia colocando em tópicos. Não conseguia escrever na mesma velocidade em que pensava, porém nunca achei isso muito estranho já que convivia com isso desde criança.

Mas dessa vez era diferente de todas as outras, eu pensava em no mínimo 5 assuntos diferentes ao mesmo tempo e no fim não conseguia pensar em nada.
A minha família tentava me acalmar e eu só queria que eles parassem de falar. Já estava complicado manter a sanidade com tantos pensamentos.

Depois de 3 dias em crises e idas ao pronto socorro para tomar sedativos, conseguimos marcar horário com uma psiquiatra X.
Eu mal conseguia sair de cima da cama quem dirá de dentro de casa. Foi muito difícil o trajeto até a psiquiatra que ficava 5 minutos da casa dos meus pais. Só pensava que a cada passo que eu dava eu ainda estava viva, parava para conferir se eu não tinha parado de respirar, se tinha alguém na rua me olhando e percebendo que eu estava estranha e me perguntava se eu não estava ficando maluca...

Sobre a ida a psiquiatra e os próximos dias turbulentos prefiro deixar para a próxima postagem.

Sentir-se ansioso é comum, porem quando isso foge do nosso controle é importante prestarmos mais atenção.

NÃO TENHA VERGONHA DE PROCURAR AJUDA MÉDICA, SEJA ELA PSIQUIÁTRICA OU TERAPÊUTICA. NÃO PRECISAMOS DAR CONTA DE TUDO NA NOSSA VIDA. NÃO SE COBRE TANTO, PROCURE AJUDA, DIVIDA OS SEUS MEDOS E ANGUSTIAS. QUANTO MAIS CEDO O DIAGNOSTICO MAIS FÁCIL O TRATAMENTO.

Para ajudar as pessoas a compreenderem quais os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), compartilho alguns deles retirados da minha vivência e de muitos livros e artigos que tenho lido.
Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
– Preocupações constantes sobre todas as coisas;
– Medo excessivo de ser criticado, humilhado e julgado;
– Falta de capacidade para controlar os pensamentos e preocupações;
– Dificuldade para lidar com imprevistos e incertezas;
– Necessidade de controlar tudo e todos;
– Planejamento em excesso;
– Tendência a sempre esperar que o pior aconteça;
– Incapacidade de se livrar das preocupações;
– Hábito de encontrar outro problema imediatamente após se livrar de uma preocupação;
– Incapacidade de relaxar;
– Dificuldade de manter a concentração e o foco;
– Dificuldade para dormir e manter o sono, porque a mente fica muito ativa;
– Tensão, dor de cabeça, rigidez muscular ou dores no corpo constantes;
– Sentimento de inquietação;
– Problemas de estômago, náuseas, diarreia e fadiga;
– Tremedeira, sudorese, taquicardia e falta de ar.

Referencias:

LEAHY, Robert. Livre de ansiedade. Porto Alegre, Editora Artmed, 2011.


Sociedade brasileira de inteligência emocional.

Comentários

  1. Não conhecia o TAG, ótimas informações!! Força sempre :D

    ResponderExcluir
  2. Grandiosa iniciativa, confesso que fiquei emocionado principalmente pelo motivo de te conhecer e saber que é um ser fora do comum. Acaba de ganhar mais um seguidor, vou acompanhar suas verdades e torcer por um final surpreendente e lógico, feliz com fé em Deus. Te amo. Forças afinal já basta o dia de hoje.
    #TioAlemão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Precisamos falar de saúde mental

Precisamos falar de (re)começos